Água a partir do ar: 3 ideias brilhantes para obter água potável

Ideias Brilhantes, Sofia Marques Correia, Todos, VídeosComments (2)9566

A falta de água em algumas zonas do planeta é um grande problema, 780 milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a água potável, ou seja, uma em nove pessoas.

Numa tentativa de solucionar este problema surgiram vários projetos para obter água a partir do ar. Por exemplo, a UTEC, a Universidade de Engenharia e Tecnologia em Lima, no Peru, tem colaborado com MAYO DraftDCB para desenvolver o primeiro outdoor do mundo que pode produzir água potável a partir do ar.

utec billboard água

Localizado numa região desértica, onde as chuvas são escassas durante todo o ano, mas a humidade atmosférica chega a quase 98%, o projeto prevê que centenas de famílias tenham acesso a água potável.

Nesta região a maior parte das famílias retirava água de poços, no entanto a sua qualidade não era boa, encontrando-se muitas vezes contaminada. O outdoor tem um sistema único que capta a humidade do ar e a transforma em água potável, armazenando-a em tanques de 20 litros.

A cada 21 segundos, uma criança morre devido a doenças relacionadas com água.

Outra solução para obter água a partir do ar, com o mesmo conceito, foi criada pelo designer Arturo Vittori – WarkaWater, neste caso a água é recolhida da atmosfera através de uma estrutura de 9 metros feita de bambu e um tecido especial. Esta ideia surgiu na Etiópia, onde as mulheres e crianças andavam várias horas por dia para recolher água.

warka-water etiópia água

Cada torre WarkaWater  é capaz de recolher 95 litros de água por dia, custa aproximadamente 400 € ou R$ 1200 e pode ser construída em menos de uma semana com uma equipa de quatro pessoas e materiais existentes localmente.

warka-water-beirut 2012 água a partir do ar

Instalação do Warka Water em Beirut (2012)

Estas duas ideias são projetos grandes apropriados para uma comunidade, mas e se quiséssemos um gerador de água potável portátil que se pode encaixar numa garrafa de água comum? Já foi pensado e chama-se Atmospheric Water Collector, ou seja, Colector de Água Atmosférica, baseia-se na estrutura de um besouro que vive no Deserto da Namíbia.

água colector

Fontes: water.orgdesignboomwired

Sofia Correia NOCTULER NOCTULA Channel

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts