Afinal os vírus não são tão maus como se pensa ….

2017, água, Curiosidades, TodosComentários fechados em Afinal os vírus não são tão maus como se pensa ….976

Andrew Scott, no seu livro Piratas da Célula, definiu os vírus como sendo piratas microscópicos que invadem as células, saqueando e utilizando as reações bioquímicas que nelas ocorrem para se reproduzirem.

Quando um vírus “encontra” uma célula adequada – cada espécie de vírus ataca uma célula específica,  injeta o seu material genético no interior dela e o resultado final é, geralmente, o rebentamento (lise) da célula invadida e a libertação de uma grande quantidade de vírus que irão atacar outras células adjacentes, provocando danos, por vezes devastadores, no organismo afetado. Estes danos têm o nome de viroses que, na espécie humana, podem traduzir-se, por exemplo, em adoecer com sarampo, hepatites, SIDA, febre hemorrágica, como a provocada pelo vírus de Ébola, ou gripe. Sejam bactérias, fungos, plantas ou animais, todos estão sujeitos a contrair uma virose!

Já disponível no Brasil

nas livrarias CulturaSaraiva

www.emprego30dias.com/videos

Replicação dos vírus – Ciclo Lítico. No final do processo ocorre a libertação de novos bacteriófagos, a célula hospedeira morre e outras células serão infetadas.

No entanto, é redutor pensar nos vírus como sendo apenas agentes causadores de doenças…

Desde tempos imemoriais que os hindus acreditam que a água do Rio Ganges- o grande rio sagrado da Índia – tem poderes extraordinários, sendo conhecida como a “água da imortalidade”. Os navios da Companhia Britânica das Índias Orientais, nas suas longas viagens de regresso a Inglaterra, apenas utilizavam água do Rio Ganges, porque se mantinha sempre “fresca e limpa”.

E o que é que o Rio Ganges tem a ver com esses terríveis piratas celulares que são os vírus?

Os cientistas da época mencionavam uma “substância desconhecida” que fazia a depuração das águas do Ganges. Atualmente, este rio é considerado um dos mais poluídos do mundo. No entanto, não existem relatos de grandes epidemias com origem nestas águas. Este mistério começou a ser resolvido, em 1896, pelo microbiólogo inglês Ernst Hankin que demostrou que as águas do Rio Ganges têm propriedades bactericidas. Hoje sabe-se que a “substância desconhecida” é a grande quantidade de bacteriófagos – vírus inofensivos para os humanos que atacam bactérias que povoa as águas do Ganges, impedindo que epidemias, como a cólera, proliferem.

Estrutura de um bacteriófago

Ainda no início do Século XX, talvez inspirados por esta descoberta, cientistas, nos Estados Unidos, tentaram desenvolver a fagoterapia, ou seja, o tratamento de doenças causadas por bactérias com recurso aos bacteriófagos. No entanto, com o aparecimento dos antibióticos esta terapia foi esquecida. Hoje, como o aumento exponencial da resistência a antibióticos por parte de muitas bactérias patogénicas, as potencialidades da fagoterapia são novamente investigadas, podendo esta terapia ser uma das alternativas futuras ao tratamento com antibióticos convencionais.

Fontes: Bio.Minho, NCBI, Explorecuriocity, NPR, Ciências.Seed, BBC

Vais adorar ler este romance:

Capa-livro-a-Perda-Lucia-Juliao

Vê os vídeos de alguns capítulos, aqui.

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts