A primeira ciclovia de plástico reciclado fica na Holanda

2018, Ambiente, Estela Fernandes, Inovação, Reciclagem, Todos, UAU!Comentários fechados em A primeira ciclovia de plástico reciclado fica na Holanda327

Gostavas de pedalar em cima de garrafas e copos? 🙂 Agora já é possível… abriu recentemente em Zwolle, na Holanda a primeira ciclovia feita de plástico reciclado.

Parece uma ciclovia normal, com o tradicional tom avermelhado, mas a magia está na parte que não se vê: esta é a primeira via para ciclistas feita com o equivalente a 218 mil copos de plástico e 500 mil tampas.

Já disponível no Brasil

nas livrarias SaraivaCultura

www.emprego30dias.com/videos

A pista tem cerca de 30 metros e faz parte projeto piloto – Plastic Road, que nos próximos meses pretende abrir uma outra ciclovia em Giethoorn, uma cidade muito próxima de Zwolle. A cidade de Roterdão será provavelmente uma outra cidade com possibilidade de adotar esta tecnologia.

Este projeto foi desenvolvido por dois jovens criadores, Simon Jorritsma e Anne Koudstaal, com o objetivo de usar “plástico 100% reciclado” nas futuras estradas, parques de estacionamento, plataformas de comboios ou passeios pedonais que tencionam testar.


 Curiosidade desta Eco-Ciclovia:

  1. Tem sensores que permitem monitorizar o seu desempenho, como por exemplo: avaliar a temperatura da ciclovia e contabilizar o número de bicicletas que por lá passam.
  2. Os blocos que compõem a ciclovia são leves e ocos, permitindo que o transporte do material e a instalação sejam mais fáceis e rápidos.
  3. A fácil instalação de cabos e canos no seu interior permitem também o escoamento das águas da chuva.

Segundo os criadores, o projeto Plastic Road apresenta-se como sendo uma “forma rápida de construir estradas, com menos impacto nos arredores e menos emissões de dióxido de carbono”.

Graças aos elementos modulares e pré-fabricados que encaixam em estruturas preexistentes, este género de ciclovias poderá ser três vezes mais duradoura do que as estradas em asfalto.

Este conceito foi apresentado em 2015 pela empresa de engenharia holandesa KWS. Em 2016, a Wavin, que fabrica tubos e a Total, uma empresa do setor petroquímico e energético, juntaram-se ao projeto.

Principais vantagens

A PlasticRoad elimina possíveis problemas de segurança, devido a buracos e rachas na estrada;

A sua estrutura permeável permite que o excesso de água seja drenado rapidamente;

Contribui para a redução do ruído do tráfego, oferecendo uma solução integrada para tubos e cabos.


Sabias que…

O asfalto é responsável por 1,5 milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono (CO2) por ano, o equivalente a 2% das emissões globais do transporte rodoviário.

Todos os anos, são produzidos 25 milhões de toneladas de resíduos plásticos na Europa, sendo que menos de 30% são recolhidos para reciclagem.


Este artigo foi escrito pela NOCTULER Estela Fernandes.


Fonte: PúblicoWavin

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts