6 dicas para usar as folhas de Outono no jardim

2017, Ambiente, Curiosidades, Estela Fernandes, TodosComentários fechados em 6 dicas para usar as folhas de Outono no jardim137

Cada estação do ano tem os seus encantos. O Outono pode ser um pouco deprimente porque é sinal de que acabou o tempo quente de verão e por trazer também os dias mais curtos, a chuva e o frio.

Mas esta estação do ano tem também a sua beleza. É difícil ficar indiferente à junção de cores como o castanho, amarelo, vermelho, que enchem o chão das ruas e jardins, durante a queda da folha.

Já pensaste o que fazer com tantas folhas?

Vê aqui algumas maneiras de as usar na tua horta ou jardim:

Mulch

As folhas fazem uma boa cobertura vegetal de isolamento para as plantas. Usa-as para cobrir a zona ao redor da raiz em especial das plantas recém-plantadas. Este procedimento irá proteger a planta e dificultar o crescimento das ervas daninhas.

Podes também espalhar em redor das árvores mais jovens para ajudá-las a se estabelecerem com mais facilidade ou então nos vasos ao redor das plantas. À medida que se vão desintegrando, as folhas vão adicionando nutrientes ao solo e criando um habitat favorável para os micro-organismos que são úteis ao solo.

Se quiseres podes triturar as folhas, isso vai acelerar o processo de decomposição e criar uma almofada arejada que lentamente se instala e se estabelece por conta própria.

Compostagem 

As folhas secas são uma fonte de carbono primária. Estão entre os materiais “castanhos” que devem ser usados na compostagem.

Basta alternar camadas de folhas com os materiais “verdes” do compostor. Se triturares previamente as folhas, o processo de compostagem vai acelerar.

Se tiveres muitas folhas, não caias na tentação de exagerar e quebrar o equilíbrio com os materiais “verdes”.


Conhece algumas dicas da Lipor, para fazeres compostagem em casa. Vê aqui: https://www.lipor.pt/pt/educacao-ambiental/horta-da-formiga/compostagem-caseira/


Armazenar 

O armazenamento é uma das soluções a ter em conta quando se tem muitas folhas disponíveis. Guarda as folhas secas em sacos do lixo amarrados e longe do calor. Se não tiverem humidade, vão aguentar-se até à próxima primavera e podes usa-las nessa altura, em que os materiais “verdes” para a compostagem estão mais disponíveis e os “castanhos” são mais difíceis de arranjar.

Composto de folhas

Fazer um composto de folhas (leaf mould), é outra solução para quando se tem uma grande quantidade de folhas à disposição.

Trata-se de empilhar as folhas e deixar decompor com a ajuda de água e do tempo. O resultado é um produto excelente que serve como condicionador do solo. Ajuda a melhorar a estrutura e a textura do solo além de proporcionar uma melhor retenção da água o que vai ajudar as plantas a assimilar melhor os nutrientes. Vê aqui como fazer.

Deixe-as amontoadas 

Se tens algum espaço na teu jardim, uma boa opção é amontoa-las nas bordas dos caminhos e deixa-las ficar durante o inverno. Essa camada de folhas vai tornar-se num ecossistema em miniatura que pode ser usado por muitas espécies de vida selvagem que vivem ou dependem desse habitat para passar o inverno (ex: esquilos e outros roedores, minhocas e algumas espécies de insetos). Na próxima primavera, essas folhas estarão prontas para adicionar no solo ou num composto.

Espalhe-as no solo 

Espalha diretamente as folhas na tua horta ou jardim e deixa a natureza fazer o seu trabalho. À medida que se decompõem, vão melhorando a estrutura do solo.

Existem muitas razões para não se desperdiçar as folhas que caem no outono. Estas dicas são simples de fazer e vão ter um impacto enorme no bem estar do solo da tua horta ou jardim.

Este texto foi escrito pela NOCTULER Estela Fernandes.

Gostavas de partilhar com o mundo as tuas experiências, ou ideias e projetos interessantes que tenhas descoberto, e torna-te num NOCTULER!

Se gostas de escrever e procuras parceiros para divulgar o teu conteúdo, alia-te ao NOCTULA Channel, envia um email para info@noctulachannel.com e torna-te um editor do portal.

Fonte: Hortas Biológicas

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts